As tatuagens Old School, ou “tradicionais”, tiveram sua origem por volta da década de 1890. Porém, a popularização deste estilo de tatuagem ocorreu após o ano de 1920, em uma época que a maioria dos tatuadores foi trabalhar perto de bases navais dos Estados Unidos. Neste momento a tatuagem Old School tornou-se um símbolo de bravura e personalidade, pois quem era tatuado contava as histórias e viagens dos marinheiros.
Após a Segunda Guerra Mundial, o estilo de tatuagem acabou ficando mais popular, principalmente por remeter à imagem de rebeldia, inclusive com a ascensão do estilo musical Rockabilly, que normalmente era representado por um jovem rebelde infrator, na maioria das vezes tatuado.
Também deve ser lembrado que, após esta década, houve um surto de hepatite e as tatuagens foram proibidas. Após este período, o estilo de tatuagem Old School teve menos “prestígio”, digamos assim.
Uma grande lenda do estilo tradicional de tatuagem é Normal Keith “Sailor Jerry” Collins (1911-1973). Este norte-americano juntou-se à Marinha por volta dos 19 anos e viajou por todo o mundo, sendo exposto à arte e inspirado por imagens do sudeste da Ásia. A sua influência é uma mistura das atitudes de um marinheiro americano com o misticismo do extremo oriente.
Ele abriu o seu primeiro estúdio de tatuagem na Chinatown de Honolulu, um lugar em que os marinheiros se reuniam para beber, fazer tatuagens e também para se divertir com mulheres das redondezas.
Veja um pouco sobre a vida de Sailor Jerry no vídeo abaixo (em inglês) e também alguns desenhos feito pela lenda.
Nos últimos anos o estilo de tatuagem Old School ganhou popularidade, principalmente por alguns tatuadores se especializarem neste estilo e sempre trazerem inovações e desenhos diferentes para o estilo tradicional. As séries de TV também colaboraram para o estilo voltar a ser procurado, principalmente as séries London Ink, Miami Ink, Los Angeles Ink e New York Ink.
Mas existe uma diferença entre as tatuagens Old School “antigas” e as tatuagens Old School “novas”. Uma grande diferença está na coloração, pois antigamente não existia uma grande escolha de tintas de tatuagens e a tecnologia dos equipamentos utilizados na época era inferior.
Antigamente, as cores de preenchimento eram sólidas, como o vermelho e verde, com uma adição de tons em azul, amarelo, marrom e roxo. Os contornos são normalmente feitos em tinta preta e em negrito, dando destaque para o desenho.
Os principais símbolos representados em tatuagens Old School ou tradicionais são:
VocÇe ainda poe comprar esses desenhos aqui.
Comentários
Postar um comentário